Os teus olhos são extraordinários e tão incrivelmente complexos como fascinantes. São capazes de realizar cerca de 200.000 movimentos por dia e distinguir aproximadamente 10 milhões de cores.
Mas o mais surpreendente que os nossos olhos conseguem fazer é funcionar como um «processador central», recolhendo informação na forma de ondas de luz e transmitindo-a ao cérebro, que é quem, finalmente, desempenha a função de “ver” e compreender o mundo à nossa volta.
ÓRBITA
A função da órbita é proteger o olho de possíveis lesões. Para cumprir essa função, os 7 ossos convergentes que a formam compõem uma cavidade em forma piramidal, onde se encontram os globos oculares, ou seja, os olhos e todas as suas estruturas musculares.
O GLOBO OCULAR
É a parte mais característica do nosso olho, a esfera que o forma. Esta esfera é composta por 3 camadas que contêm líquido aquoso, responsável por a nutrir e ajudar a manter a sua forma. Para o proteger, o globo ocular está revestido por uma camada de gordura.
O NERVO ÓPTICO
O nervo óptico está situado mesmo atrás do globo ocular e é fundamental para a nossa visão, pois é o responsável por transmitir toda a informação que o cérebro precisa para ver. Existem outros nervos na zona que também enviam mensagens sobre a dor ou o controlo dos movimentos do olho.
A CÓRNEA
A córnea é a camada transparente que cobre a parte frontal do olho, funcionando como uma janela protetora. A sua principal função é ajudar a focar a luz que entra no olho, permitindo uma visão clara. É composta por 5 camadas e não contém vasos sanguíneos, sendo nutrida pelo líquido lacrimal e pelo humor aquoso.
A ÍRIS E A PUPILA
A íris é o anel colorido que rodeia a pupila e tem a função de controlar a quantidade de luz que entra no olho. Funcionando como a abertura de uma câmara fotográfica, a pupila contrai-se (míose) quando há muita luz e dilata-se (midríase) na escuridão, regulando assim a luminosidade que chega à retina.
O CRISTALINO E A RETINA
O cristalino é como uma lente natural situada atrás da íris, responsável por focar os raios de luz na retina. A sua função é essencial, pois permite focar corretamente os objetos a diferentes distâncias. Além disso, também ajuda a proteger a retina da radiação ultravioleta (UV).
Como funcionam os teus olhos?
Os teus olhos são extraordinários e tão incrivelmente complexos como fascinantes. São capazes de realizar cerca de 200.000 movimentos por dia e distinguir aproximadamente 10 milhões de cores.
Mas o mais surpreendente que os nossos olhos conseguem fazer é funcionar como um «processador central», recolhendo informação na forma de ondas de luz e transmitindo-a ao cérebro, que é quem, finalmente, desempenha a função de “ver” e compreender o mundo que nos rodeia.